Filtro de Manga: solução para melhorar performance

Filtro de Manga é um equipamento usado em diversos segmentos industriais, para filtrar e eliminar partículas. O seu sistema tem por objetivo esvaziar o ar contaminado proveniente das operações industriais atendidas e separar o material particulado por meio de mangas em tecido próprios para filtragem do ar.
O setor industrial deve está sempre em busca de melhorar a performance das suas atividades, que geram a curto e longo prazo, otimização dos processos e redução dos custos envolvidos. O foco assertivo nos equipamentos que estão envolvidos nas atividades é o primeiro passo para chegar nos resultados esperados.

Temperatura dos Filtros de Manga

Para cada Filtro de Manga projetado, existe um limite em relação a temperatura de trabalho e pico que pode ser atingido. O não cuidado no controle térmico pode gerar:

  • Condensação de partículas
  • Ressecamento de componentes
  • Excesso térmico
  • Saturamento/entupimento do filtro

Por isso é importante estar atento as necessidades de otimização do filtro de manga, já que com o tempo pode surgir problemas relacionados a temperatura e umidade.
Agora vamos mostrar um case da ThermoFlow para um problema relacionado a temperatura do filtro de manga, e a seguir como solucionamos esse problema usando nossas tecnologias de traceamento elétrico.

Instalação solução em filtro de manga

Nosso Case

Como o fluxo no interior do filtro é condicionado antes de entrar no equipamento, principalmente a temperatura e a umidade. Com a resistência do elemento filtrante, existe a possibilidade de condensação e empastamento nas paredes do filtro, ocasionando, assim, a obstrução do mesmo.
Nosso cliente utilizava Filtros de Manga na torre de transferência da Moagem de Cimento, que operava com calcário em uma umidade média de 20%. E em contato com o material aquecido nas moagens, ocorreu a condensação de partículas que aglomeraram no interior do filtro. Assim, obstruindo as tubulações e as descargas do pó pela moega do filtro.

Solução para Filtro de Manga

A Thermoflow projetou o sistema de traço elétrico, com cabos de potência constante, para elevar a temperatura no interior dos filtros até a temperatura de entrada do processo. De forma a eliminar a condensação e, consequentemente a solidificação da poeira nas paredes do filtro e moega, evitando, assim, o entupimento destas e a perda de produtividade.
A Thermoflow forneceu a solução completa, com cabos de aquecimentos, RTD, painéis de controle e distribuição elétrica, cabos de energia e instrumentação, instalação de todo o material e também o isolamento térmico.

Para ficar por dentro de todas as nossas novidades no blog, não deixe de acompanhar. Aproveite e confira sobre a Tecnologia do Traço Elétrico. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima